O Homem-Mariposa (Mothman)


Por Paty Mendes

Uma criatura extraterrestre ou a materialização de energias terrenas? Um oráculo ou um arauto da desgraça? Um anjo profético ou um demônio antecipando uma tragédia?

Todas as suposições listadas acimas podem ser utilizadas para designar um possível criptídeo, talvez o mais famoso e intrigante em todo o mundo. Afim de não confundir os leitores, o denominarei de “criatura” ao longo da matéria.

Trata-se do Homem-Mariposa (Mothman), anatomicamente definido como uma criatura alada, de pele escura ou arroxeada, com aproximadamente 1,80 a 2,00 metros de altura, asas alcançando até 2,00 metros de envergadura, exibindo um pescoço curto, quase indetectável, e uma cabeça exaltando grandes olhos vermelhos brilhantes, capaz de emitir um som semelhante a um guincho de um roedor.

Os relatos acerca do Homem-Mariposa ganharam destaque na década de 1960, especialmente no ano de 1966 na cidade de Point Pleasant, localizada na Virgínia Ocidental nos EUA, tendo seu ápice particularmente no mês de Novembro do referido ano, quando vários habitantes testemunharam encontros com tal criatura, bem como a polícia local e das outras cidades próximas à Point Pleasant receberam diversas chamadas telefônicas de moradores assustados e eufóricos, narrando tais acontecimentos.

Os encontros com o Homem-Mariposa geralmente descritos por uma pessoa ou um grupo de pessoas, podem ser precedidos ou não pelo acompanhamento de luzes e/ou objetos voadores não identificados, no entanto, geralmente acontecem em locais isolados e a criatura é visualizada em meio à intensa escuridão. Em alguns casos, relata-se a capacidade de exercer certo poder hipnotizante sobre quem a observa.

 A relação entre a aparição destra criatura com a ocorrência de futuros desastres deu-se a partir de um fenômeno final que seguiu às sucessivas aparições do Homem-Mariposa, a queda da ponte Silver Bridge sobre o Rio Ohio em 15 de Dezembro de 1967, um acidente que consistiu na morte de 46 pessoas, das quais 2 os corpos nunca foram encontrados.


Além de ocasionar muitos transtornos e prejuízos econômicos já que a ponte conectava as cidades de Point Pleasant, à Gallipolis em Ohioesse acontecimento trágico coincidentemente culminou para o "desaparecimento", ou não mais avistamento do Homem-Mariposa em Point Pleasant.

Desde então a presença dessa criatura continuou a ser relatada, porém de forma mais rara e dispersa em outras regiões do planeta, previamente ao acontecimento de grandes tragédias, como, por exemplo, antes do terremoto que atingiu a Cidade do México em 1985; do acidente nuclear de Chernobil em 1986 e há até mesmo pessoas que digam ter visto criatura semelhante ao Homem-Mariposa permeando o World Trade Center antes da queda das Torres Gêmeas em 2001.

Lembrando que, estes se tratam somente de alguns dos numerosos relatos existentes em diferentes locais e épocas ao longo da história, relacionados à presença desta criatura.

Partindo-se destes fenômenos, existem duas vertentes: a de pessoas que consideram que o Homem-Mariposa seria uma ‘’figura’’ equivalente a um “anjo protetor”, emissário de uma premonição, que aparecia com o intuito de alertar sobre possíveis tragédias iminentes e outras que especulam que a presença da criatura é significado de mau agouro e, consequentemente, poderia ser classificado como um ser demoníaco, cuja presença traria destruição e caos.

A simultaneidade entre as aparições desta criatura com os relatos de aparecimentos de OVNIS, e a presença dos “homens de preto que por vezes parecem perseguir as testemunhas de seus avistamentos, fez surgir uma outra vertente que aponta para a possibilidade do Homem-Mariposa tratar-se de uma criatura extraterrena, um informante de outro planeta.
Por relacionar-se a grandes acontecimentos, existem aqueles que acreditam que o Homem-Mariposa seja a manifestação física resultante da emanação de energias provenientes da força da mente de várias pessoas, confluindo para a materialização de um grande evento, por exemplo, a ocorrência de uma catástrofe.

Uma outra questão a se considerar é a de que, o Homem-Mariposa se trata de uma única criatura ou existiriam várias delas? O que faria sentido considerando seus numerosos avistamentos em diferentes locais e períodos.



É realmente possível haver algo de sobrenatural envolvendo as aparições do Homem-Mariposa? Afinal, alguns habitantes de Point Pleasant afirmaram que o Homem-Mariposa foi nada menos, nada mais, do que a criação de um grupo de pessoas que se fantasiaram e saíram pela cidade para pregar peças e assustar os habitantes, enquanto outros dizem que, nos encontros com a criatura, na verdade o que as pessoas viam se tratava de uma nova vertente gigante da espécie Tyto alba, uma coruja que, comumente, habita a região da Virgínia Ocidental e, assim como todas as outras corujas, possui hábitos noturnos e, portanto, só saí à noite de seus esconderijos.  
Mas, nesse caso, o que dizer quanto aos seus avistamentos em outras regiões do planeta e à luz do dia?

São questões como essas que até hoje aguçam teorias e levantam discussões sobre os avistamentos, seriam eles reais ou frutos da imaginação, e ainda, existe a possibilidade de se tratar apenas de uma pareidolia, manifestação de um fenômeno psicológico, representado por uma associação feita pelo cérebro humano ao visualizar dados aleatórios e os relacionar com imagens, objetos e/ou rostos de pessoas, semelhante a uma ilusão de ótica, é o mesmo que olhar para uma nuvem e enxergar formas de animais.

No entanto, parece que, após um tempo no anonimato, o Homem-Mariposa resolveu novamente dar às caras, e os relatos envolvendo novas aparições ocorreram na cidade de Chicago onde, em Fevereiro de 2017, foram registrados cerca de 55 avistamentos, feitos por pessoas que afirmaram ter visto criaturas semelhantes à sua descrição sobrevoando o céu da cidade localizada no estado de Illinois, nos EUA. 
Será que isso possivelmente estaria relacionado com a insurgência de uma nova tragédia?

O fato é que o caso do Homem-Mariposa tornou-se tão famoso mundialmente que, anualmente no mês de Setembro, ocorre mandatoriamente em Point Pleasant, o Mothman Festival que possui sua cerimônia de abertura centrada no antigo Gunn Park, renomeado em 2003 para Mothman Park onde situa-se a estátua do Homem-Mariposa que tornou-se um personagem histórico e icônico da cidade.

Para quem se interessar em saber mais detalhes sobre os mistérios envolvendo o Homem-Mariposa e sobre os relatos de suas aparições, recomendo buscar informações nas fontes abaixo:

- Série: MonsterQuest: 4ª temporada, 5º episódio intitulado: Mothman;

- Série: Monstros da Montanha: 1ª temporada, 5º episódio intitulado: The Mothman of Mason County; 


- Série: Arquivo X: 5ª temporada, 4º episódio intitulado: Detour (Homens-Mariposa);

- Filme: A Última Profecia (The Mothman Prophecies) de 2002: longa metragem baseado em fatos reais com Richard Gere e Laura Linney no elenco. O filme faz uma releitura dos acontecimentos que ocorreram na cidade de Point Pleasant, situando a história nos tempos modernos;

- Livro: The Mothman Prophecies de John A. Keel de 1975. Livro que serviu de base para o filme A Última Profecia;

- Site do Mothman Festival que ocorre anualmente na cidade de Point Pleasant nos EUA: https://www.mothmanfestival.com/;

- Games: The Mothman - Psychological horror: que consiste em um mod do game Arma III criado por usuários que inseriram a criatura no jogo. O game está disponível no Steam: https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=245956254;

- Games: GTA San Andreas: existe uma lenda entre alguns gamers que afirmam que o Mothman aparece como um easter egg no jogo, inclusive há vários gameplays de jogadores “tentando provar sua existência”.



0 Comments:

Postar um comentário