Resenha: Donnie Darko



“Eu acho isso meio cômico. Eu acho isso meio triste. Os sonhos nos quais estou morrendo são os melhores que eu já tive. Acho difícil te dizer porque acho difícil de entender. Quando as pessoas andam em círculos é um mundo muito louco”.

Existem três tipos de pessoas: as que não entenderam Donnie Darko, as que juram que entenderam Donnie Darko e as que acham que entenderam Donnie Darko. Se você faz parte de qualquer um desses três, prepare a sua estúpida fantasia de humano* e adentrem um pouco nesse universo do Richard Kelly com a gente.
 
Donnie Darko, como é citado já nas primeiras páginas, foi escrito muito antes do Richard Kelly pensar em ser diretor. No livro, lançado pela editora DarkSide Books em 2016, temos em mãos o roteiro original dessa grande obra prima e à medida que vamos lendo, menos sentido ele faz.

 

Já em seu prefácio, escrito pela grande estrela do filme, Jake Gyllenhaal nos faz questionar em como, mesmo se passando tantos anos, a pergunta que não cala é: do que se trata Donnie Darko? porque consegue ser um filme tão incomum e ao mesmo tempo tão atraente? Temos um roteiro sobre a tragédia e sobre a perda de um menino de 16 anos que trava uma batalha contra a sua própria loucura e pasmem, adentramos na loucura dele de tal forma que os nossos miolos derretem tentando entender.

A história de Donnie Darko envolve viagens no tempo, universos paralelos – além de muita metafísica. Ao ler o roteiro original percebemos que a escolha da trilha sonora como Echo and the Bunnymen, Tears for Fears, Joy Division e Duran Duran já estavam lá antes mesmo de ele pensar em fazer daquele roteiro um grande espetáculo audiovisual. A ironia e sátira são claras, e as escolhas de Kelly são incrivelmente vistas por toda parte.



Muitas das referências presentes no livro (que é o roteiro original do filme) são dos anos 80 e quem assistiu ao filme e também já leu o livro assim como eu, percebe o tamanho da importância das obras como 'De Volta para o Futuro' (1985), uma referência que Richard inclusive reconhece no momento em que Donnie está dialogando com seu professor de ciências. Ou quando Donnie cita cenas de 'A Hora do Pesadelo' (1984) e também 'O Segredo do Abismo' (1989), Richard Kelly consegue nos fazer questionar todas as implicações com relação a viagem no tempo, e tudo isso encontrando* efeitos morais no universo.  Nesse universo de Richard, até mesmo as questões mais terríveis – todo ser vivo morre sozinho? – estão sujeitos a uma reformulação incrivelmente maravilhosa.

Richard Kelly conduz seu leitor com uma sensibilidade de poucos. Ele não tem vergonha de suas influências: Em um dos melhores momentos do roteiro, onde Donnie e sua namorada vão para uma sessão dupla de cinema: A Morte do Demônio (1981) e A Última Tentação de Cristo (1988) e lá aparece Frank* (um maluco* com uma fantasia de coelho que salva Donnie de uma tragédia) e Donnie lhe pergunta: 'Por que você está vestindo essa roupa  estúpida de coelho?' A resposta de Frank é nada mais nada menos que: 'Por que você está vestindo terno estúpido de homem?' entre todas as influências que Richard teve, este diálogo jamais será acidental. Por fim, Donnie reforça dentro da ideia de tempo e espaço que apesar de tudo, ainda somos capazes de fazer um mundo melhor, mas que no fim das contas, estamos todos a mercê de nós mesmos, sós.

 

Para além do prefácio por Jake Gyllenhaal, e roteiro original, o livro conta com uma entrevista feita a Richard Kelly, os capítulos de 'A Filosofia da Viagem no Tempo' da Roberta Sparrow, e fotos dos bastidores de gravação do filme. O filme você encontra aqui em nosso site para baixar e assistir! O livro, não deixem de ler e ficar ainda mais sem entender. 

Título - Donnie Darko
Autor - Richard Kelly
Tradutor - Antônio Tibau
Editora - DarkSide®
Ano - 2016

0 comentários:

Postar um comentário

 

sobre o filme-c

site dedicado ao compartilhamento/download de filmes e séries nas categorias terror, sci-fi, mistério/suspense e trash's, dos mais antigos aos mais recentes. Façam bom proveito e façam também seus pedidos :)

Termos do Site

todos os arquivos de torrent que se encontram no filme-c, estão hospedados na própria internet, fazer o download desses arquivos através do nosso site é de única e exclusiva responsabilidade tua.