Mindhunter e a origem dos serial killers

(imagem//darksidebooks)
 
 
Psicopatia, Sociopatia, Serial Killers são temas demasiadamente explorados atualmente, especialmente pela quantidade de livros, filmes e séries que podemos encontrar numa simples pesquisa. Muitos são os estudos que abordam o comportamento criminoso desses indivíduos, por vezes denominados de “camaleões da sociedade”, pela sua capacidade de adaptação e reprodução das emoções humanas, aplicando-as em sua vida, ainda que não consigam compreendê-las. São também denominados de “predadores” uma vez que agem como se estivessem caçando as suas vítimas. Mas antes de ser possível adentrar nas nuances comportamentais desses indivíduos, traçando perfis psicológicos e comportamentais, foi necessário que alguém se atentasse para esse tipo especial de criminoso.

(imagem//netflix)
 
Em Mindhunter, nova série da Netflix produzida por David Fincher e Charlize Theron, é possível descobrir como ocorreram os primeiros estudos acerca da mente e do comportamento dos serial killers (termo utilizado pela primeira vez justamente como um resultado dessa pesquisa). A série é baseada no livro Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit escrito por John E. Douglas e Mark Olshaker.

Nela podemos acompanhar a jornada de dois agentes do FBI — Holden Ford e Bill Tench (Jonathan Groff e Holt McCallany, respectivamente) que, com o auxílio de Wendy — psicóloga vivida por Anna Tov, começam a entrevistar criminosos condenados por crimes bárbaros praticados em sequência.

Edmund Kemper III, conhecido como o assassino de colegiais é o primeiro entrevistado da dupla. Kemper começou sua vida delituosa aos 15 anos, quando assassinou seus avós. Posteriormente, fez o mesmo com a sua mãe e, em seguida, passou a matar jovens colegiais, atendendo aos seus mórbidos desejos sexuais. No total, foi acusado de assassinar 10 pessoas.

(imagem//Cameron Britton interpreta Kemper na série)
 
A história se desenvolve entre soluções de casos locais, nos quais os detetives aplicam técnicas elaboradas através de seus estudos, enquanto entrevistam os mais diversos tipos de psicopatas e tentam entrar em suas mentes. É impossível para o telespectador passar ileso por Mindhunter. Tão improvável quanto a curiosidade de pesquisar mais a respeito dessas figuras.

(imagem//darksidebooks)
 
Ilana Casoy, criminóloga e escritora brasileira, é a responsável por um dos melhores guias brasileiros sobre o tema — Arquivos Serial Killers (Louco ou Cruel? e Made in Brazil) — , que inclui um estudo não apenas das figuras mais conhecidas como, Kemper, Dahmer, Charles Manson, mas também sobre serial killers brasileiros.
 

Antes de adentar nos casos específicos, a autora elucida o tema com uma excelente introdução sobre o perfil desses criminosos (aplicando as técnicas descobertas pelos detetives que inspiraram a série), falando do modus operandi, da quantidade de vítimas para que se identifique um criminoso como serial killers, seu perfil psicológico, dentre outras.

Tanto a série da Netflix quanto os livros de Ilana Casoy nos teletransportam para uma viagem pela mente desses serial killers da qual é impossível voltar sendo a mesma pessoa.

Dicas:

David Fincher é diretor de conceituados filmes sobre Serial Killers/Psicopatia: Seven, Gone Girl e Zodíaco são alguns deles.

Charlize Theron ganhou o Oscar de melhor atriz em 2004 ao interpretar uma psicopata em Monster (Monster — Desejo assassino)

Conheça o Editoral Crime Scene da DarksideBooks que conta com excelentes títulos como Serial Killers: Anatomia do Mal, Social Killers, Manson, dentre outros.
 


0 comentários:

Postar um comentário

 

sobre o filme-c

site dedicado ao compartilhamento/download de filmes e séries nas categorias terror, sci-fi, mistério/suspense e trash's, dos mais antigos aos mais recentes. Façam bom proveito e façam também seus pedidos :)

Termos do Site

todos os arquivos de torrent que se encontram no filme-c, estão hospedados na própria internet, fazer o download desses arquivos através do nosso site é de única e exclusiva responsabilidade tua.