Para ler: Garota Exemplar


por Júlia Recieri

Cometi o crime de assistir ao filme antes de ler o livro. Mereço o julgamento. Espero que um dia vocês possam me perdoar. Mas, tenho que admitir: se não fosse pelo filme, eu nunca teria sequer olhado para a capa do livro. Para mim, era mais um livro para adolescentes com mais uma história repetida sobre adolescentes. O título não me pareceu sugestivo. Mas, nem tudo é o que parece ser e Garota Exemplar deixa isso bem claro. 

(O mais curioso de tudo não foi ter cometido um crime tão bárbaro, mas ter deixado de lado o meu intenso ódio pelo Ben Affleck e assistido ao filme do começo ao fim sem quase piscar. Mas não estamos falando sobre o filme, certo? Por enquanto, não.)

No dia do seu aniversário de casamento, Amy Dunne desaparece. O comportamento distante e frio de Nick, o marido, e todas as pistas que o cerca são suficientes para levá-lo ao corredor da morte. É o que parece: ele a matou. Mas não é tão simples assim. Gillian Flynn deu voz aos seus personagens, deixou que eles falassem por si. A cada capítulo, um lado diferente da história. Em quem acreditar? Aí mora o problema. Alternando entre Nick e Amy, a cada capítulo o leitor tem uma parte da história contada a partir de uma perspectiva. Nick busca provar a sua inocência, mas a cada tentativa, tropeça em um novo erro que o contradiz. Já Amy, ela sabe muito bem como te conquistar. Cada fibra do seu ser.

O livro é dividido em três partes: Rapaz perde garota; Rapaz encontra garota; Rapaz consegue garota de volta (ou vice-versa) e possui uma narrativa envolvente, como numa conversa. Quase uma confissão. Os títulos dão um ar de simplicidade à história e podem até ser chamados de spoilers, mas não se engane, há muito além de meras perdas e encontros. 

Quanto ao filme, só posso dizer que é uma adaptação impecável e fiel. Dirigido por ninguém menos que David Fincher, o filme conta com uma fotografia incrível, com atuações maravilhosas (até mesmo a atuação do Ben Affleck merece os meus parabéns) e com um roteiro escrito pela própria Flynn. Não foi à toa a minha ansiedade para ler o livro. 

(O filme está disponível para download aqui no filme-c!)

Gillian Flynn deu vida a dois personagens absurdamente detestáveis, mas inteligentes e admiráveis. É quase impossível não sentir ódio ou raiva. E é quase impossível não sentir interesse pela sua história. Não há escapatória.


Título original: Gone Girl
Autor: Gillian Flynn
Tradução: Alexandre Martins
Ano da edição: 2013
Número de páginas: 448
Editora: Intrínseca

0 comentários:

Postar um comentário

 

sobre o filme-c

site dedicado ao compartilhamento/download de filmes e séries nas categorias terror, sci-fi, mistério/suspense e trash's, dos mais antigos aos mais recentes. Façam bom proveito e façam também seus pedidos :)

Termos do Site

todos os arquivos de torrent que se encontram no filme-c, estão hospedados na própria internet, fazer o download desses arquivos através do nosso site é de única e exclusiva responsabilidade tua.