Crítica: Animais Noturnos


por Marina Mayrinck 
Animais Noturnos foi o vencedor do Leão de Prata de Melhor Diretor no Festival de Veneza, além de emplacar três indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante para Aaron Taylor Johnson. Pra mim – e pra muita gente – uma das melhores produções do ano. Escrito e dirigido por Tom Ford, a obra esbanja classe, com uma produção extremamente requintada, valorizada pela fotografia e design de produção mais do que elegantes.

A primeira cena do filme já impressiona – mulheres obesas, de meia-idade, nuas e sorridentes como animadoras de torcida – principalmente se tratando de uma obra de Ford, afinal conhecemos esse nome do mundo da moda, onde só o padrão tem valor. Claro que partindo desse ponto de vista podemos evidenciar a provocação ao mundo fashion, mas Tom vai além disso nesse filme: a crítica vai às pressões sociais e nessa sociedade cheia de regras aborda a dor, a morte e a vingança conduzindo o espectador à uma jornada íntima ao que há de mais sujo no ser humano.

O roteiro é tecido numa teia que abrange passado e presente, e nas idas e vindas temporais o romance vai aos poucos ganhando o contorno de um filme de terror. Como se não bastasse, ainda temos um plano ficcional dentro da ficção, que abre espaço para uma terceira trama, e convenhamos que os cortes que intercalam essas tramas são muito bem orquestrados. Amy Adams consegue dar profundidade na tristeza de Susan – personagem principal-,  de forma impecável. Como sempre, a atriz não deixa a desejar. Mas foi Jake Gyllenhaal  quem surpreendeu, o ator dá vida a praticamente três personagens diferentes e um deles sofre severas mudanças ao longo de um período. Uma história muito interessante contada de forma intensa e competente.



Boa parte de "Animais Noturnos" funciona como aqueles filmes densos que exigem o máximo do seu estômago e dos seus nervos e há um cuidado excessivamente maravilhoso na construção de cada um dos personagens. Não há dúvidas de que Tom Ford já conseguiu cativar um espaço próprio no cinema, utilizando uma abordagem muito tecnicamente estilosa. Em suma, o filme é fantástico em cada uma de suas camadas. Extremamente competente e intrigante, filmado com altos níveis de excelência.

Animais noturnos é uma obra prima pra se devorar com os olhos e que você pode baixar aqui no site. Bom apetite!



0 comentários:

Postar um comentário

 

sobre o filme-c

site dedicado ao compartilhamento/download de filmes e séries nas categorias terror, sci-fi, mistério/suspense e trash's, dos mais antigos aos mais recentes. Façam bom proveito e façam também seus pedidos :)

Termos do Site

todos os arquivos de torrent que se encontram no filme-c, estão hospedados na própria internet, fazer o download desses arquivos através do nosso site é de única e exclusiva responsabilidade tua.