Para Ler: Criaturas Estranhas


por Júlia Recieri

Neil Gaiman é um cara incrível e isso todo mundo deveria saber. Já produziu tanta coisa nessa vida que levaria uma outra vida só pra poder mencionar todos. Entre os tantos livros que já escreveu estão Coraline (adaptado para o cinema em 2009), Deuses Americanos (que irá estrear na TV em março deste ano) e o bestseller O Oceano no Fim do Caminho. E, como se não bastassem os muitos e muitos livros, ele também já trouxe ao mundo filmes, quadrinhos e até mesmo episódios de Doctor Who.

Para a sugestão literária de hoje, trago a minha mais recente leitura concluída: Criaturas Estranhas. Este livro de contos selecionados por Gaiman (com a colaboração de Maria Dahvana Headley) foi publicado no Brasil no ano passado pelo selo Fantástica da editora Rocco e tem como tema o sobrenatural (ou todas aquelas criaturas que deveriam estar presentes no Museu de História Natural, mas que não estão). Lobisomens, grifos, sereias e outras criaturas estranhas e improváveis.

"Onde há um monstro", disse o sábio poeta americano Ogden Nash, "há um milagre."

A seleção conta com 16 histórias escritas tanto por aqueles que já não estão mais entre nós, como E. Nesbit e Anthony Boucher, quanto por contemporâneos, como o próprio Gaiman e a jovem E. Lily Yu. (Por falar nela, algo que me chamou a atenção foi o número de contos escritos por mulheres. Achei lindo e já decidi conhecer melhor o trabalho de cada uma delas.)

Não posso esconder a verdade: nem todas as histórias me conquistaram. Imagino que isso seja normal ou que talvez elas só funcionem com pessoas especiais. Mas, apesar disso, de alguma maneira todas elas me fizeram acreditar que o Universo nos reserva infinitas possibilidades e que esconde verdades daqueles que não são dignos de conhecê-las.

Este livro é como uma caixinha de tesouros, como aquela que Amélie Poulain encontra no banheiro de seu apartamento. Porém, diferente do filme, os tesouros foram guardados ao longo de toda uma vida e a caixinha agora pertence a qualquer um que desejá-la.

Título original: Unnatural Creatures
Organização: Neil Gaiman
Tradução: Antônio Xerxenesky
Ano da edição: 2016
Número de páginas: 400
Editora: Fantástica Rocco

0 comentários:

Postar um comentário

 

sobre o filme-c

site dedicado ao compartilhamento/download de filmes e séries nas categorias terror, sci-fi, mistério/suspense e trash's, dos mais antigos aos mais recentes. Façam bom proveito e façam também seus pedidos :)

Termos do Site

todos os arquivos de torrent que se encontram no filme-c, estão hospedados na própria internet, fazer o download desses arquivos através do nosso site é de única e exclusiva responsabilidade tua.