Para Ler: Precisamos falar sobre o Kevin


por Júlia Recieri

Durante as férias de janeiro de 2016, dediquei completamente o meu tempo livre lendo Precisamos falar sobre o Kevin, da maravilhosa Lionel Shriver. Uma história que, a princípio, eu pensei que não fosse conseguir ler até o final, mas que me conquistou e que me causou tantos sentimentos diferentes que chega a ser difícil expressar como foi essa experiência literária.

Em cartas escritas para o marido que já não está mais presente, Eva Khatchadourian conta a sua vida antes, durante e depois de Kevin - o filho de 15 anos que assassinou colegas e serventes do colégio e familiares. Ela, uma bem-sucedida autora de guias de viagem acaba, por paixão ao marido, realizando o seu desejo de ter um filho. A cada capítulo, Eva revela com grande pesar a dificuldade que sentiu em amar o filho e como ele parecia apenas ter vindo ao mundo para destruir a sua vida. E como ele conseguiu isso.

Nos primeiros três capítulos, tive dificuldade em manter o foco e até mesmo pensei em desistir, mas logo depois a leitura fluiu tão bem que eu só conseguia pensar nesse livro. Não há como abandonar Eva. E também não há como não aprender com ela.


A playlist de Eva

Eu costumava criar listas com nomes de grupos e artistas que me pareciam interessantes e também com indicações de amigos. Tomava nota ao lado de cada nome: o que cada música me fazia sentir, lembrar e etc e tal. Lendo este livro, senti mais uma vez a necessidade de criar uma lista. Listei cada nome de música e artista (será mesmo?) que Eva Khatchadourian citou em suas cartas. Nem todos me agradaram, confesso, mas não posso negar a riqueza dessas experiências auditivas.

A personagem, Eva, menciona músicas que marcaram momentos da sua vida com o marido antes de Kevin e outras tantas que estiveram presentes durante a sua trágica história (ou seja, depois de Kevin). Nomes como Jefferson Airplane, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Led Zeppelin estão presentes. Pode uma playlist literária dessas ser ruim?


Precisamos falar sobre o Kevin foi adaptado para o cinema em 2011 e conta com a magnífica Tilda Swinton como Eva e Ezra Miller como Kevin. Por mais que eu goste muito dessa adaptação, eu ainda prefiro mil vezes o livro, mas você pode tirar as suas próprias conclusões lendo o livro e assistindo ao filme que, aliás, você pode baixar aqui no filme C.

Título original: We need to talk about Kevin
Autor: Lionel Shriver
Tradução: Beth Vieira e Vera Ribeiro
Ano da edição: 2012
Número de páginas: 464
Editora: Intrínseca

0 comentários:

Postar um comentário

 

sobre o filme-c

site dedicado ao compartilhamento/download de filmes e séries nas categorias terror, sci-fi, mistério/suspense e trash's, dos mais antigos aos mais recentes. Façam bom proveito e façam também seus pedidos :)

Termos do Site

todos os arquivos de torrent que se encontram no filme-c, estão hospedados na própria internet, fazer o download desses arquivos através do nosso site é de única e exclusiva responsabilidade tua.